Pages

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Vim dar as caras. Tema de hoje? Colonoscopia e Endoscopia.

  Meses sem passar por aqui, né? Vidinha corrida, os exames não pararam, aconteceram tantas coisas que vocês não iriam acreditar. A parte pesada prefiro não escrever aqui, mas fiquei quase careca (literalmente). Gostaria de agradecer a minha família por todo cuidado e amor que tiveram comigo. Sobrevivo e sigo firme graças a vocês que me enchem de amor. 
 Um semestre de faculdade já foi, UFMS me aguarda para o próximo. As aulas começam quarta-feira e vamos que vamos. 

 Hoje vim falar sobre dois exames que vejo muita gente se torturando para fazer. A endoscopia que é mais fácil e a temida "colono". A endoscopia é bem mais simples, caso você tome algum remédio para o estômago (omeprazol/domperidona/pantoprazol...), deve ficar pelo menos 7 dias sem ingeri-los antes do procedimento. Esses remédios diminuem o ácido estomacal e "maquiam" todas possíveis feridinhas que você possa vir a ter. Por isto, é essencial você aguentar a dor de estômago sem remédio por alguns dias e ir fazer o exame limpinho (a).
 A endoscopia é um procedimento rápido, vão lhe dar uma sedação e provavelmente você irá dormir. Muitas vezes o resultado fica pronto na hora, a não ser que seja solicitado uma biópsia. 
 
 Antes do exame você vai responder um questionário, vão verificar se você está de jejum por pelo menos por 8 horas, se você possui alguma doença , principalmente cardíaca, etc. É chatinho sim, mas é tranquilo se você dormir. Na minha primeira endoscopia eu fiquei acordadíssima, senti tudo e mesmo assim não foi HORRÍVEL. Dá para tolerar mesmo sem anestesia, mas fiquem tranquilos, na maioria das pessoas a anestesia funciona, eu mesma dormi em todas outras que fiz. 


                          Mas então, vamos falar do pior: a colonoscopia.





 Ao contrário da endoscopia, a colono é literalmente um saco! Meu pai já havia feito e eu o vi sofrendo na preparação. Essa semana quem teve que fazer foi eu. Gente, ninguém merece... Claro que vamos preferir ler que é tudo tranquilo e que não é uma coisa de sete cabeças, eu mesma pesquisei nos blogs a opinião das pessoas, e sempre preferia ler essas postagens que falam que é super tranquilo.
 Entretanto, a preparação é uma porcaria, não vou mentir simplesmente para vocês gostarem de ler. São dois dias se preparando. No primeiro dia você vai começar a dieta, deverá comer com tempero apenas de água e sal. Nada de refrigerantes, molhos, frutas, verduras, cafeína, lactose, glúten, doces em geral e afins. Passei comendo bolachinha de água e sal, água de coco e um miojo 100% sem tempero. Ah, está liberado o Gatorade, mas não para quem tem problemas renais (tipo eu). Você irá se desfazer em água, então , hidratar o tempo todo é fundamental.
 Às 18 horas do primeiro dia, você vai tomar dois comprimidos de laxante. Eu sinceramente não senti nada com esses dois comprimidos, o meu primeiro dia foi fichinha. Não tenho dificuldade em comer pouco, o laxante não surtiu efeitos e eu dormi feito princesa. Contudo, às oito da manhã do segundo dia , começou o pesadelo. Primeiro um comprimido para colocar em baixo da língua, em seguida meio litro de laxante líquido misturado com suco de laranja (você pode misturar o laxante com qualquer suco de cor clara). O gosto não é intolerável, mas é ruim sim, amigo. E se você tomar rápido, vomita sem parar! Na mesma velocidade que desce,ele sobe, então faça o favor de não fazer "guti guti" na jarra, vá aos poucos se não quiser chamar o amigo Hugo.



 Consegui tomar tudo sem vomitar e em dez minutos fez efeito. Meu Deus! Simplesmente não sentia quando precisava ir ao banheiro, não tive muita cólica, passei o dia no banho, e acho melhor do que ficar limpando com papel higiênico e assar todo o traseiro. O problema de tomar banho o tempo todo, é que provavelmente você vai sujar tudo de baixo do chuveiro mesmo, hahahaha. Me tornei uma vaca, sério, fazia tudo em pé! Mas fiquei limpinha por dentro, me sinto até mais leve hahahaha.
 Eu não tinha muita coisa dentro de mim, então só saia um líquido amarelo que foi ficando cada vez mais claro, isso foi o sinal para eu saber o quanto de laxante eu deveria tomar mais. Às oito da noite veio mais um comprimido de baixo da língua e mais uma jarra de laxante. Tomei apenas dois copos , pois percebi que meu intestino já estava limpo, e ninguém descobriu que não tomei tudo. Na hora do exame deu tudo certo, dormi lindamente, não senti nada e vocês também não vão sentir.

       Aparelho para colonoscopia. Será colocado através do ânus e passara por todo seu intestino grosso.

 Fizeram biópsia e a endoscopia foi simultânea (ao mesmo tempo da colono), indico fazer isto para quem precisa fazer os dois exames, pois resolve tudo de uma vez só. Após o exame seu traseiro vai doer sim (óbvio), principalmente se você não está acostumado a usar ele sem ser para fazer o 2 haha. Não consigo nem sentar, tive muita dor de cabeça e estômago, mas estou feliz da vida por ter conseguido fazer. Vomitei muito menos que meu pai na preparação. Tudo é questão de colocar na cabeça que você é forte, que você não vai passar muito mal. Não pode se entregar mesmo, porque tudo passa, então beijos e boa sorte para quem for fazer, lembrem que apesar de ser um exame péssimo,no final a gente ri , e nesse exame especialmente, como ri! Lembremos que não tem como fugir dessas coisas, a saúde sempre vem em primeiro lugar, melhor sofrer um pouquinho e prevenir, do que sofrer com dores de algo que possa não ter mais cura por falta de precaução. Nem o Homer Simpson fugiu, você vai evitar o exame até quando? Hahahaha.



sábado, 11 de janeiro de 2014

Pielonefrite + cálculo (litíase) renal x tomate realmente faz mal para os rins?

Boa noite, gente.

 Não contei ainda a história de um dos meus rins, então vou começar pelo certo: pelo começo. Em novembro do ano retrasado (2012) tive uma pielonefrite (em outro post irei explicar o que é direitinho, mas resumindo é quando a infecção urinária sobe da bexiga para o ureter -cistite- e depois vai para um dos rins ou para os dois), fiquei internada durante uns 5 dias, depois fiz tratamento com "Uro- Vaxom" durante 3 meses + Macrodantina durante 6. O "x" da questão é que meu rim esquerdo estava com um cálculo renal medindo 1,3 cm, ou seja, tive de fazer cirurgia, pois a pedra desce do rim e é expelida naturalmente pela urina até 0,6 cm.
 Minha cirurgia chama-se (ureterolitotripsia), nesta, um endoscópio é inserido pela uretra, passa pelo ureter e chega ao rim, lá emite ondas de choque diretamente nos cálculos. Antes e depois disto, usei um cateter chamado duplo J, ele é um caninho, espécie de borracha, que fica do rim até a bexiga, permitindo a drenagem do orgão.
 O duplo J foi a parte mais chata. Tive muita dor no pé da barriga, dificuldade e dor para urinar e fisgadas gigantes enquanto fiquei com ele. Coloquei 4 duplos j em menos de um ano, ao todo fiquei com essa praguinha dentro de mim durante 4 meses (pois em agosto tive outro cálculo no mesmo rim do anterior, este media 1,0 cm). Aconselho não andar muito quando se está com o cateter, pois um deles saiu na minha urina após eu ter passado o dia no shopping (foi por uma boa causa,rs). Não adianta, quando estamos doentes, devemos cuidar, deixem os passeios de lado e "caiam de cabeça na cama".

Duplo J no organismo, foto de um raio-x:



Assim dá para compreender melhor como ele fica no organismo:
 
  O cálculo renal pode ser causado por "n" fatores, o mais comum é o desleixo , hahaha. Sim, porque a falta de costume de tomar água nos deixa doentes, vocês sabiam, porque isto não é novidade. Entretanto, no meu caso, fui mais prudente, sempre gostei de tomar líquidos, principalmente água. Tenho uma inflamação no rim que faz com que ele forme as pedras, portanto, tento cuidar muito da alimentação. CORTEI refrigerantes no geral, mas, principalmente, COCA-COLA. Eu era viciada nisso, mas não tem serventia nenhuma essa porcaria. Além de tudo, ela faz um papel ridículo de "enxugar" a água que tomamos, sabiam? Pois é. Café, salgadinhos, chocolate, comidas com temperos industrializados, embutidos, entre outros, foram cancelados do meu cardápio, além disso, tomo muito mais água do que já tomava.  Mas dos alimentos, o que mais me intrigava era a história do tomate. Alguns médicos falam que ele faz mal para rins e para vesícula, outros dizem que nada a ver, mas hoje eu tive a certeza que faz mal sim. 

Depois de ter ficado mais de 4 meses sem comer molho de tomate, pela manhã me lambuzei com isto. Estava morrendo de vontade e como faziam meses que não ingeria, lá foi eu. 
Resultado? Muita cólica renal, dor de barriga e enjoos. Estou chateada, se soubesse não teria comido, sei que varia de organismo para organismo, mas não custa dizer para vocês que para mim tomate não é legal.
 Então, é isto, tentei resumir, pois escrever um livro aqui fica chato - sei que vocês não vão ler tudo. No que eu puder ajudar , estou a disposição, adoro responder os comentários de vocês, seja com observações ou respostas de dúvidas :)) Bom final para todos, vamos tentar não perder o foco, pois no final a gente ri.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Voltei!

Cansada de viagens, chega de aeroporto, por favor! Em dois meses fui para Curitiba-PR, 2x para Campo Grande-MS, São Pedro-SP , Foz do Iguaçu- PR , voltei para Curitiba e finalmente estou em Fortaleza-CE (nada como nossa casa).
Muita coisa boa aconteceu, muita coisa chata também, mas nada de ruim, porque as coisas negativas eu transformei em aprendizado.
A saúde vai bem, infelizmente duas semanas atrás tive outra infecção urinária, que por sorte não virou pielonefrite igual a penúltima.Entretanto,a minha esofagite está controlada, a tal da H.Pylori morreu, estou tomando pantoprazol 40 mg 2x ao dia e domperidona 10 mg 3 vezes ao dia.
Acompanhada pelo gastro, ginecologista, infectologista , oncologista e agora pela psicóloga, acho que vou bem, hahaha! Estou fazendo exercícios de meditação e concentração para aumentar a eficiência do meu sistema imunológico.
2014 chegou com notícia boa, em breve tenho novidades! Beijos para vocês.